sexta-feira, 14 de junho de 2013

Elásticos para entrar em forma

Dos acessórios que existem por aí para treinar flexibilidade e condicionamento, um dos mais bacanas e versáteis é o elástico – ou melhor, a variedade de versões de elásticos disponíveis para incrementar seu treino.


A vantagem principal é que ele portátil e superleve: você pode levar na mochila ou num cantinho de mala e garantir sua série de exercícios durante uma viagem, por exemplo. Também dá para deixar na gaveta do escritório e recorrer a ele para fazer alguns movimentos quando surgir uma pausa no trabalho naquele dia que não deu para ir à academia ou treinar com seu personal trainer.

Apesar de serem bons aliados nos treinos, é importante saber que os elásticos não substituem as máquinas nem os pesos na musculação ou no treinamento funcional. Eles são ótimas alternativas para corrigir ou ensinar exercícios difíceis ou novos, porque oferecem resistência de baixa intensidade e, como criam uma tensão constante, dificultam o movimento e estimulam o trabalho do core para você conseguir manter a postura certa enquanto se exercita.

Mas, quando o objetivo é ganhar força e tônus muscular, não tem jeito, é preciso pegar mais pesado, principalmente se você já tem um condicionamento físico legal. Separei os tipos de elástico que há e alguns exemplos de para que cada um serve, lembrando que a cor dos acessórios faz diferença: ela muda de acordo com a resistência que oferece.


- Thera-band: é aquela faixa elástica bastante usada nas aulas de pilates e de alongamento. Quando você quer alongar panturrilhas e parte posterior das costas deitado, por exemplo, e não consegue estender a perna para o alto e alcançar o tornozelo (muito menos o pé) com as mãos, pode usar a faixa para dar uma forcinha no movimento, passando-a pela planta do pé e puxando pelas duas extremidades.



- Mini band: é uma espécie de anel elástico que encaixa em volta das coxas e ajuda a realizar exercícios educativos para o agachamento ou a elevação pélvica – quando você faz força com as pernas para fora, tensionando o elástico (movimento de abdução), consegue manter a estabilidade dos joelhos e garantir a execução certa do exercício.




- Super band: é um “miniband gigante”, que pode ser usado para auxiliar você a levantar na barra fixa, por exemplo. É só laçar a barra com o elástico e pisar com um dos pés na parte que ficou para baixo que ela tira o peso do seu corpo e ajuda sua subida até você conseguir encostar o queixo na barra. Aqui, é como se ela fizesse o papel daquele seu parceiro da academia, sabe?



- Rubber Tube: é aquele elástico em forma de canudo longo e com manoplas, utilizado principalmente em exercícios para os membros superiores e costas – mas também é possível trabalhar glúteos, quadris e pernas com ele. Cuidado na hora da compra e do uso: se o equipamento não for de boa qualidade, existe o risco de as manoplas de soltarem e você se machucar.


Pense nisso e Movimente-se!

Fonte: movimentese.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário