sexta-feira, 26 de julho de 2013

Vai Suplementar?

L-CARNITINA – Uma grande arma para a perda de peso

A L- Carnitina é uma amina quaternária, substância natural produzida pelo nosso organismo com função de produção de energia pela celula, está presente em todas as mitocôndrias do corpo e é produzida a partir de aminoácidos essenciais, como lisina e metionina, e requer para sua síntese a presença de Ferro, Niacina, Vitamina B6 e Ácido Ascórbico.
Este nutriente é encontrado naturalmente em alimentos protéicos como carne vermelha, laticínios e, isoladamente, via suplementação.
Como este nutriente não é produzido em grande escala pelo corpo (cerca de 50mg), recomenda-se o uso via suplementação.
Quando se fala em queima de gordura, precisamos essencialmente da presença de cálcio e complexo b para que aconteça a lipólise (quebra dos triglicerídeos, que são três moléculas de ácidos graxos e uma molécula de glicerol). Quando quebradas, essas gorduras são utilizadas como fonte de energia sendo levadas pós-membrana mitocondrial para serem oxidadas. Quem faz o transporte desses ácidos graxos é a carnitina-palmitoil transferase, que pode ser maximizada através de suplementação.
A L-Carnitina tem ações biológicas de extrema importância como, por exemplo,  ser responsável por aumentar as defesas imunológicas de nosso corpo, baixar os níveis de colesterol ruim, aumentar diversas capacidades mentais, queimar gordura na mitocondria para gerar energia aos musculos e diversos outros benefícios com seu uso via suplementação isolada.
Ao contrário do que muitos acreditam e pregam, os termogênicos NÃO devem ser utilizados na fase de “Pré-treino” tendo em vista que o momento do treino já é um horário de natural termogênese. O uso de um termogênico no período pré-treino irá causar um efeito tampão neste momento natural, sem falar na energia “falsa” não advinda de energia muscular, mas neurotransmissora que o termogênico produz podendo vir a ser ainda mais catabolítico neste momento. Em outros horários onde o indivíduo realmente necessita desta aceleração certamente ele não o faz.
Os termogênicos são realmente indicados em horários como o período da manhã e tarde, onde a maioria dos indivíduos está no trabalho, sentado e com o metabolismo lento com o objetivo de acelerar o metabolismo e gerar mais energia gasta pelo corpo, auxiliando assim o processo de perda de peso. O Lipodrol é uma excelente arma para estes horários, pois com sua ação time-release pode-se verificar excelentes resultados.


No período pré-treino a necessidade real de nosso corpo é de AMINOÁCIDOS, dentre eles o BCAA para diminuição do triptofano (diminuição da fadiga e cansaço), melhora da disposição, preservação da testosterona natural, preservação dos bcaas e glutamina musculares (anticatabolismo), estímulo da testosterona natural (hipertrofia), aumento de energia na mitocondria dentre outras funções. Temos a necessidade de uma boa GLUTAMINA, que irá melhorar a hidratação celular, preservar a musculatura, estimular de maneira otimizada a capacidade de contração muscular, além da preservação do sistema imunológico, muito atacado em períodos de treinamento intenso.


Associado a estes aminoácidos potencializadores de resultados, recomendamos o uso da L-CARNITINA por promover trabalho sinérgico de maior energia muscular para os treinos, além de otimizar a quebra e transporte das gorduras como fonte de energia sem causar aquela sensação de aceleração que os termogênicos promovem. Mais um motivo para NÃO utilizar estes em períodos pré-treino.

DOSES E EFEITOS ADVERSOS
Sua dose indicada é de 2 a 6g por dia para resultados satisfatórios, dose dependente de PROTOCOLO, dieta, treino, tipo físico e fase de treinamento em que se encontra. Não se tem relatado na literatura efeitos adversos com o uso desta amina.

SEU USO CLÍNICO APLICADO A SAÚDE E EXTENSÃO DA VIDA
Quando se fala no uso terapêutico da L-carnitina, verfica-se na literatura especializada uma série de aplicações, como no caso do hipertiroidismo onde se verifica cansaço extremo, fraqueza muscular, nervosismo, dificuldade de sono e perda de peso excessiva advinda da patologia que se dá pela grande quantidade de carnitina eliminada na urina, o que já justifica a suplementação da mesma.
Vegetarianos, por normalmente não consumirem estes aminoácidos, tem como arsenal de suplementação para saúde e qualidade de vida a Creatina e L-Carnitina, como protocolo de extensão da vida sendo a CREATINA para ser usada como combustível para o coração fazer sistole e diástole e a L-CARNITINA para melhora da energia, disposição dentre outros benefícios já citados no texto.
Existem também alguns estudos relatando melhora de quadros de neuropatia diabético devido o fato de pacientes que tem deficiência de l-carnitina poderem apresentar danos em diversos setores crônicos da doença, os quais foram regulados com o uso da suplementação oral de L-carnitina.
A L-carnitina também foi relacionada em estudos com pacientes com AIDS, relatando que a mesma facilita o transporte de ácidos graxos através da membrana mitocondrial para oxidação e pode melhorar as irregularidades no metabolismo lipídico de pacientes com AIDS, em substituição ao uso de vastatinas.
Foram relatados também, benefícios aplicados a doenças cardiovasculares pelo papel energético no mecanismo contrátil das células musculares cardíacas e regulador da concentração de ésteres de acil-CoA no miocárdio9, a carnitina tem sido um importante coadjuvante no tratamento de afecções cardiovasculares.
Por fim, verificamos alguns casos de melhora do quadro de doenças renais com a suplementação de carnitina, onde a mesma poderia melhorar o perfil hematológico de pacientes em hemodiálise pelo aumento do hematócrito e redução da utilização de eritropoietina, melhorando a capacidade de exercício por aumentar ou manter a capacidade aeróbia e hipertrofia muscular, além da redução da ocorrência de cãibras, redução da percepção de fadiga e aumento da sensação de bem-estar e da qualidade de vida.
 
Fonte: dicasdetreino.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário