terça-feira, 21 de maio de 2013

Plantas que prometem acabar com a celulite

Duas plantas genuinamente brasileiras se revelam poderosas armas na guerra contra esse problema que deixa a pele com aspecto de queijo suíço    

                                  
modelo com biquíni estampado                   
 
  Marapuama e catuaba — essas duas plantas nativas do nosso território se transformam em grandes aliadas na luta contra a famigerada celulite. A constatação veio da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Lá a farmacêutica industrial Idalina Salgado- Santos submeteu 40 mulheres com hidrolipodistrofia ginóide, nome científico do problema, a um tratamento de 60 dias com um creme à base de seus extratos vegetais.

Ao final de cada mês, as voluntárias foram avaliadas por médicos que notaram dois efeitos. Primeiro, os extratos conseguiram aumentar a temperatura das regiões acometidas pela celulite, que costumam ser mais frias do que o resto do corpo. "Essa alteração foi o indício de que a microcirculação da pele tinha melhorado", afirma a professora de cosmetologia Maria Valéria R. Velasco, que orientou o trabalho. Além disso, houve a redução de cerca de 1 centímetro nas medidas das áreas tratadas.

Os extratos de marapuama e catuaba já estão disponíveis em farmácias de manipulação. "Eles podem ser associados a outras substâncias para acentuar o seu efeito, sempre com a indicação de um dermatologista", diz Maria Valéria. Mas, ainda que os ingredientes apresentem resultados animadores, eles estão aquém da expectativa das consumidoras, que costuma ser muito alta quando o assunto é acabar com a celulite. Essa ressalva, aliás, vale para todos os produtos vendidos para esse fim.

"Nenhum creme faz milagre", opina a dermatologista Luciane Scattone, de São Paulo. O farmacêutico Henry Okigami, que trabalha com consultoria na área de desenvolvimento de produtos, concorda. "Fórmulas que realmente ajam no cerne do desenvolvimento da celulite, o qual está associado ao metabolismo do tecido gorduroso, ainda não estão disponíveis no mercado", deixa claro. Por isso, o papel de cremes como o formulado com as plantas nacionais costuma ser secundário. "O tratamento da celulite precisa ser multidisciplinar, incluindo uma dieta rigorosa e exercícios físicos, além de massagens e outros artifícios terapêuticos", pontifica a dermatologista Doris Hexsel, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Na hora de aplicar:


• Disciplina, muita disciplina. É imprescindível que o produto seja aplicado todos os dias.
• Na hora de passá-lo, faça uma massagem com movimentos circulares, usando a ponta dos dedos.
• Aplique-o de baixo para cima. Isso estimula a circulação sangüínea.
• Evite toques agressivos. Eles podem piorar ainda mais a situação, causando flacidez.
• Use o creme sempre logo após banho, quando a pele fica mais permeável.
• Procure um especialista para que ele faça a prescrição da melhor fórmula para o seu caso.
• O tratamento deve ser feito por no mínimo dois meses.O que pode melhorar a eficácia de um creme anticelulite.


Veja no rótulo:

Eis alguns ingredientes testados e aprovados por seus efeitos anticelulite

Extratos vegetais como de centella asiática, chá verde, arnica, gingko biloba, limão, cavalinha, funcho, morango, castanha-da-índia, camomila e, a partir de agora, marapuama e catuaba — eles possuem efeito antiinflamatório, facilitam a drenagem linfática, além de promover tonificação do local.

• Cafeína, teofilina e aminofilina — são substâncias que estimulam a quebra da gordura.
• DMAE - ingrediente que proporciona firmeza, melhorando o aspecto da pele.
• Nicotinato de metila — ele provoca um choque térmico e causa vasodilatação.

Fonte: saudeabril
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário