domingo, 19 de maio de 2013

A Respiração na corrida

Respiração na corrida


Corredores pensam sobre o treinamento do seu coração e de suas pernas, mas normalmente eles se esquecem de seus pulmões. Um forte sistema respiratório pode melhorar a performance. É uma equação simples: respirar melhor equivale mais oxigênio para os músculos, e que equivale a mais de resistência. 
 
A respiração profunda pode ajudar você a correr mais com menos esforço.
 
O exercício melhora o condicionamento do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome e os músculos intercostais, que ficam entre as costelas e permitem você inspirar e expirar. Quando você toma fôlego, 80% do trabalho é feito através do diafragma. Se você fortalecer o seu diafragma, você pode melhorar sua resistência e é menos provável que você fique cansado.
 
Um estudo realizado na Inglaterra, recentemente mediu os níveis de fadiga dos músculos de maratonistas, nível respiratório e os músculos da perna. Eles encontraram uma relação direta em corredores cuja respiração foi difícil e o desgaste dos músculos das pernas, ou seja, quanto maior a dificuldade respiratória, mais as pernas se esforçam durante a corrida. A chave para a prevenção da fadiga muscular é respirar plenamente. Toda vez que você respira, seu abdômen deve encher como um balão. E cada vez que você expira esse balão deve desinflar. Quando você respira só com o tórax, os ombros ficam tensos e se movem para cima e para baixo. Essa energia que é desperdiçada nesse processo, você deveria conserva-la para correr! Respiração torácica pode ser um hábito difícil de quebrar, especialmente quando você estiver preocupado em manter o ritmo.
 
Uma maneira de tentar trabalhar a respiração abdominal é quando você não está correndo e esse treinamento respiratório você acabará transferindo para as corridas. Alguns corredores utilizam técnicas de pilates para melhorar a respiração. Especialistas afirmam que o pilates aumenta a flexibilidade, fortalece os músculos e melhora a respiração.
 
Assim, para correr, respire!
 
www.exercitandosaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário