O dia-dia de uma mãe de 02, tentando entrar em forma. Tudo é válido! Reeducação alimentar, dietas, exercícios, cosméticos, massagens...

terça-feira, 2 de julho de 2013
Farinha de aveia, flocos ou farelo?
A aveia é tão rica em nutrientes que passou a ser considerada um alimento funcional. Não à toa… O cereal é da turma da faxina das artérias. É famoso por seu poder anticolesterol, mas também é ótimo para os hipertensos.
A betaglucana, uma das suas fibras, além de dissolver a gordura maléfica, melhora a circulação sanguínea e, assim, ajuda quem vive com a pressão nas alturas. Tem mais: ela fortalece nossas defesas contra bactérias e nos protege de tumores. Mas não é por isso que dá pra se esbaldar com essa delícia. A aveia, por incrível que pareça, é bastante calórica.
Variedades
Flocos: o grão é prensado integralmente — um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.
Farelo: esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. E Ideal para ser usado em massa de pães, bolos e companhia.
Farinha: obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa à farinha de trigo.
Porção ideal
Recomenda-se a ingestão de 30 gramas de aveia por dia, ou seja, 3 colheres de sopa.
Mas qual utilizar?
A partir da tabela nutricional podemos perceber que o Farelo de Aveia é menos calórico, contém menos carboidrato, maior percentual de proteína e fibras, apesar de um pouco a mais de gordura.
Por esse motivo, que é exigido o Farelo de Aveia na dieta Dukan.
bjks
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário